CUIDADOs COM O SOL
O que é um SPF?
SPF significa fator de proteção solar. É uma medida usada mundialmente para indicar o nível de proteção solar. Usar um protetor solar com SPF 15 significa que a pele vai demorar 15 vezes mais para atingir uma queimadura solar do que sem o protetor solar.
O Sol e os seus raios
Existem dois tipos de raios ultravioleta (UV) que podem prejudicar a pele – UVA e UVB. Neste gráfico de espectro de luz, verá que os raios ultravioleta (UV) estão totalmente à esquerda. Eles não podem ser vistos a olho nu. No meio, vemos o espectro de luz visível, ou seja, que podemos ver. À direita, temos a luz infravermelha. Vamos nos concentrar nos raios ultravioleta. Existem dois tipos que podem causar danos à pele – UVA e UVB.
Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele (Lembre-se de A = Aging)
- O produto passa ou falha em testes de comprimento de onda críticos. Se passar, a proteção UVA pode ser reivindicada.
- A Australian Gold conclui testes adicionais na maioria dos produtos para obter informações mais detalhadas sobre a quantidade de proteção UVA fornecida.
Os raios UVB são responsáveis por queimaduras solares (Lembre-se B = Burn)
- SPF # é uma medida teórica da proteção UVB. O número indica quanto tempo pode ficar ao sol sem atingir a queimadura solar.
- Resistente à água é quanto tempo o produto mantém o SPF # quando exposto à água
Um protetor solar de amplo espectro protege-o dos raios UVA e UVB.
Aplicação de protetor solar
A quantidade recomendada de protetor solar em média para uma pessoa é de 30 gramas. Uma maneira simples de lembrar a quantidade de protetor solar a ser aplicada é imaginar a quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golfe.
O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e deve reaplicar o protetor solar depois de transpirar, nadar ou após secar-se com uma toalha, e pelo menos a cada 2 horas.
Ingredientes ativos de proteção solar
Ingredientes ativos são os ingredientes que causam uma alteração física na pele – neste caso proporcionando proteção. Eles são a razão pela qual os filtros solares são classificados como produtos OTC (sem necessidade de prescrição).
Existem dois tipos gerais de protetores solares – químico e mineral. Ambos protegem a pele dos raios UVA e UVB, mas funcionam de maneira diferente.